Skip to content
Categories:

Nada de novo no front…

Post date:
Number of comments: no comments

A Primeira Guerra Mundial é um evento pouco comentado hoje em dia, haja visto os horrores amplamente documentados da Segunda Guerra Mundial junto com o seu número absurdo de mortes. Porém, uma coisa é certa, não existiria uma segunda guerra sem a primeira. Indo mais longe, o mundo moderno é resultado imediato do que ocorreu naqueles anos.
O livro Nada de Novo no Front é um relato de alguém que viveu a guerra do lado alemão. Um relato cru dos horrores de uma guerra em que os combatentes muitas vezes morriam sem saber pelo que estavam lutando.
Ele narra a história de um jovem que é seduzido pelos discursos de professores e pais, muitos deles bem educados, que falam em honra e sentimentos patrióticos, para que ele e seus amigos se alistem para lutar na Guerra. Entretanto, chegando no front de batalha, ele se vê obrigado a viver uma situação miserável, de poucos recursos, intenso bombardeio, morte de companheiros e medo.
Este livro, por denunciar os absurdos da guerra, em que políticos e generais deliberam sobre os rumos de populações inteiras, confortavelemente longe dos campos de batalha enquanto jovens morrem aos milhares em situações desumanas, é uma manifestação de pacifismo. Por este motivo, foi considerado uma leitura proibida pelos nazistas e queimado em praças públicas alguns anos após a sua publicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *