Skip to content
Categories:

Como ser bem sucedido em um mundo competitivo

Post date:
Number of comments: no comments

Em um mundo competitivo, em que precisamos encarar a árdua escalada da chamada pirâmide social, para aqueles que como eu, nasceram em meio a pobreza e desejam galgar alguma posição que minimamente nos tire do opróbrio, fica o questionamento: como fazer isso de maneira eficiente e consistente?

Um conceito que me chama a atenção é o da serendipidade. Um nome complicado mas que explico: a palavra serendipidade vem de uma história persa, onde os príncipes de Serendip fazem, em sua jornada, descobertas inesperadas. A palavra vem sendo usada como forma de definir descobertas realizadas inesperadamente, sem o propósito de a encontrá-las.

Em seu livro A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb traz este conceito para mostrar uma via na qual é possível alcançar algum sucesso na vida, justamente para aqueles que vêm de uma origem mais humilde. o livro de Taleb é um tratado sobre como o acaso governa as nossas vidas e que apesar de pensarmos ter uma explicação lógica para quase tudo o que acontece, tais explicações não passam de inferências de probabilidade que podem ruir ao mínimo ruído alheio a nossa vontade. Porém,  ao usar a serendipidade ao nosso favor, aumentamos nossas chances de que algum evento aleatório nos beneficie.

Quando nos expomos a eventos sociais que estejam voltados a nossa linha de interesse, aumentamos as probabilidades de sermos notados e conquistarmos algum reconhecimento. Com o reconhecimento vêm as oportunidades, onde temos a chance de galgar posições de prestígio e, com sorte, de algum retorno econômico.

Para isto, no livro, Taleb sugere para quem deseja conquistar algum nível de sucesso, que permaneça em cidades maiores e participe de eventos, pois assim, talvez, aumentam -se as chances de um encontro que possa trazer benefícios de longo prazo. Claro, que não podemos deixar de fazer a nossa parte. Se desejamos ser notados e demonstrar nossas capacidades, precisamos dominar nossas áreas de interesse, assim como, obviamente, as chamadas soft skills. É necessário um fino ajuste dessas características para que assim possamos ser interessantes e necessários.

Eu não ligo muito para o sucesso. Tenho dificuldades, inclusive, de reconhecer a banalidade do sucesso financeiro que muitas pessoas pregam aos quatro ventos (especialmente na internet) sobre suas fórmulas de sucesso e em como quem não se destaca reproduzindo tal sucesso, é medíocre. Mediocridade para mim é alguém que não explora sua potencialidade intelectual ou artística de impactar as gerações futuras. Sucesso financeiro é um parâmetro fútil e, dadas certas circunstâncias, facilmente reproduzivel.

Dito isto, recomendo a todos que desejam alavancar suas carreiras e realizar conquistas, sejam elas intelectuais ou financeiras: beneficie-se da serendipidade. Aproveite as oportunidades de participar de eventos, reuniões e similares, algo que a modernidade tornou acessível a praticamente qualquer um.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *